Festa de casamento simples: 7 dicas para um casamento lindo

Subir ao altar e oficializar a união é o sonho de muitos casais, mas nem sempre é possível arcar com uma superprodução com muitos convidados.

Para quem não vê o casamento como um megaevento ou para quem não pretende ou não pode gastar o valor de uma comemoração para centenas de convidados, é possível, sim, realizar uma festa incrível gastando pouco.

Por uma questão cultural, o brasileiro acha que festa de casamento tem que ser chique. Mas nós estamos aqui pra mudar essa ideia.

Festa de casamento pode sim ser chique, mas não é uma regra! Ela tem que ser emocionante, aconchegante e envolvente.

Preparamos 7 dicas para ajudar a economizar na sua festa e te inspirar na hora de criar uma festa mais intimista.

 

1 – Não tente impressionar os outros!

A dica mais importante que eu posso dar para planejar uma festa de casamento simples, é não se preocupar em impressionar as outras pessoas. O casamento é um momento seu e do seu noivo e o que importa mesmo é que vocês dois estejam felizes e satisfeitos.

 

2 – Realize um Mini Wedding

Sabemos que a crise econômica tem tornado uma festa de casamento um desafio cada vez mais difícil. A pergunta que fica é: tem como economizar nessa hora?

Sim, há formas diferentes, e em conta, de fazer um belo casamento. Criatividade não falta no brasileiro, é claro.

Mas algo que o povo não sabia e que acabou descobrindo recentemente é uma tendência europeia, já muito conhecida pelos norte-americanos, do ‘mini wedding’, ou seja, reunião mais limitada, despojada, que valoriza a intimidade do lar.

Casamentos simples não são sinônimos de cerimônias mal organizadas. Pelo contrário, mini weddings necessitam de tanto planejamento quanto qualquer casamento normal.

A diferença é que, numa festa assim, há menos ostentação. Tudo é feito com muito carinho, com muito capricho, porém, com menos luxo. No final das contas, o resultado pode ficar até mais satisfatório do que se esperava!

 

3 – Pense bem antes de fazer a lista de convidados

Para muitos casais, a lista de convidados é uma das etapas mais delicadas do planejamento do casamento, afinal, não é fácil decidir quais pessoas serão convidadas e quais não serão.

Em um casamento simples, a ideia é reduzir custos de todas as formas, portanto, isso implica até mesmo no número de pessoas convidadas.

Quando ficar na dúvida se deve convidar ou não determinada pessoa, faça duas perguntas simples: essa pessoa tem ou teve uma participação especial na vida do casal? Você ficaria triste se não recebesse convite para o casamento desta pessoa?

Se a resposta for “não”, lembre-se que, por mais difícil que seja deixar alguém de fora, chamá-la apenas por educação não é a proposta deste estilo de cerimônia.

 

 4 – Procure locais alternativos e mais econômicos

O cuidado com a escolha do local é crucial para não exceder o orçamento. Salões de festas tendem a custar caro, principalmente os que são renomados nesse ramo de casamentos. Mas acredite, há muitas alternativas para gastar pouco e surpreender os convidados.

A festa de casamento pode ser realizada em um espaço cedido por uma pessoa próxima, na casa de campo da família, em um hotel fazenda ou até mesmo em um restaurante. Caso um amigo do casal tenha um local interessante e que comporte uma cerimônia, entre em contato e faça uma proposta. Certamente o valor da locação será inferior comparado a estabelecimentos comerciais.

Além disso, nos casamentos ao ar livre, por exemplo, toda a exuberância da natureza entra em cena e se torna elemento indispensável da cerimônia e da festa.  Fica lindo nas foto e precisa de menos decoração e iluminação, caso o casamento seja durante o dia.

 

5 – O convite de casamento também pode ser simples

Existe uma infinidade de modelos de convites de casamento. É possível escolher o papel, a cor, o formato, o tamanho, a caligrafia e todos os detalhes dele. Casamentos sofisticados pedem convites requintados. Já para casamentos simples, o ideal é que os convites sigam a mesma proposta da festa, portanto, a palavra chave é simplicidade.

Para quem quer economizar, uma alternativa é recorrer a gráficas que já possuem layouts semi-prontos para impressão. Além disso, algumas escolhas ajudam a baratear o custo, como a escolha de um papel com gramatura baixa e impressão apenas em um lado.

Se você quiser economizar ainda mais, aposte em convites online. Muitos casais estão criando sites do próprio casamento para armazenar fotos, divulgar a lista de presentes, organizar a disposição das mesas na festa, controlar o orçamento e até substituir o tradicional convite impresso. Desse modo, você não precisa arcar com os custos do papel, da impressão e da entrega do convite.

 

6 – Buffet de Casamento

Com poucas pesquisas já dá para saber que o buffet de casamento é um dos itens mais caros da festa. Pesquise empresas perto de casa e que atendam ao estilo que vocês desejam. Não deixe de agendar degustações e fazer vários orçamentos, pois alguns buffets tradicionais podem valer a pena para um casamento simples.

Se você optar por casar à tarde, poderá evitar um jantar e oferecer um chá da tarde ou coquetel. Essas opções saem muito mais em conta e se destacam pela praticidade.

Se esse for o caso, você pode servir finger foods ou canapés, que combinam com todos os estilos e locais de casamento, desde o campo até a praia. Os noivos têm mais liberdade para personalizar o cardápio do casamento, que pode ser feito pelos pratos preferidos da maioria das pessoas.

Você pode se beneficiar do menor número de convidados para apostar em uma maior variedade de pratos ou incluir detalhes que façam de suas comidinhas, um pequeno show à parte. Invista em massas variadas, saladas, carnes e até mesmo pratos de comidas típicas, que podem ser servidas em pequenas porções, atendendoa todos os paladares.

 

Doces e bolo

A mesa de doces pode surgir como um verdadeiro encanto em sua recepção. Quantidades menores possibilitam a personalização de cada gostosura, além da escolha de sabores diversificados. Invista também em macarons, cupcakes e chocolates para complementar a mesa de maneira leve e delicada.

Procure economizar nos docinhos também. Escolha, no máximo, três variedades e evite as nozes ou frutas vermelhas, que são mais caras.

O bolo, outro grande destaque de sua festa, pode ganhar decorações inspiradoras ou você pode adotar uma mesa apenas com estas delícias, outro grande sucesso em casamentos de pequeno porte.

Um bolo de verdade com dois, três andares, decorado com pasta americana, pode custar muito além do que você imagina. Para quem faz questão de ter um bolo decorando a mesa, a ideia é apostar nos falsos, ficam lindos nas fotos, são bem mais baratos e você ainda pode servir outras sobremesas e doces no lugar dele. Sinceramente, quantas vezes você comeu um bolo de casamento?

 

7 – Vestido

Colocar um vestido deslumbrante é o sonho de muitas noivas, mas, para sentir-se linda e estilosa no grande dia, não precisa gastar tanto dinheiro.

Sites e lojas de usados podem ser uma boa opção para quem deseja reduzir custos. Além disso, você pode fazer ajustes na peça para que ela fique com a sua cara.

Seu vestido de casamento não precisa ser feito por um estilista renomado para ficar do seu gosto. Se você tem uma costureira de confiança, essa pode ser uma ótima opção para conseguir um resultado mais em conta.

Comprar não é uma boa ideia! Ele vai virar peça de museu, a não ser que você tenha tradição de passar de geração em geração.

 


Todos sabem que o custo de uma festa de casamento é alto, contudo, com um pouco de planejamento é possível realizar uma cerimônia linda e econômica.

Para os casais que sonham com o grande dia, mas não podem fazer um alto investimento, a melhor opção é seguir as nossas dicas e fazer um casamento mais simples e intimista.

Agora, use todas as dicas que recebeu para criar seu próprio casamento dos sonhos! Provamos que dinheiro não será problema, basta muita boa vontade.

Planeje bem o cenário e busque tudo que estiver ao seu alcance, e dentro do seu orçamento, para criar as condições perfeitas para que o local de sua festa fique bonito e agradável.

Related Posts

Deixe um comentário